Este Blog tem objetivo de manter informações sobre o estudo de desenvolvimento de software com UML.

terça-feira, julho 13, 2004

DIAGRAMA DE MÁQUINA DE ESTADOS



O Diagrama de máquina de estados tem por objetivo descrever o comportamento dos estados que objetos podem assumir durante sua existência.

Como assim ?
Na prática serve para documentar os diversos "ESTADOS" que qualificam algum STATUS de alguma coisa, seguem alguns exemplos:
- "Status do cliente" - Cliente Ativo; Cliente Bloqueado - podem ser estados do CLIENTE;
- "Status da Compra" - Pedido Aguardando Fechamento; Pedido Fechado - poderiam ser estados da COMPRA;
- "Status do Caixa" - Caixa Aberto; Caixa Fechado; Caixa Conferido pelo escritório; Caixa Reaberto - podem ser estados do CAIXA;
- "Status do Usuário"- Ativo; Cancelado; Logado; Inválido - podem ser estados do USUÁRIO.

Notação
Um estado no diagrama é representado por um retângulo com cantos arredondados. Pode possui mais de um compartimento separado por um traço, sendo o primeiro compartimento o nome ou a repsentação do estado:



o Segundo compartimento (opcional) identifica as "atividades internas" que descutiremos melhor depois:



O Estado inicial e o final são representados respectivamente pelos símbolos:



TRANSIÇÕES

As transiçoes dos estados são representadas por setas, veja como fica a representação de um diagrama de estado simples:




ENTERPRISE ARCHITECH

O EA tem suporte para esse diagrama, caso não esteja aparecendo o Toolbox "STATE" com os objetos específicos do diagrama de máquina de estados, vá na tela principal do EA verifique em "Manage My Profile..." se na opção "By Role" está selecionado "Show All"

Agora basta criar um novo Diagrama do tipo "State Machine" (Behavior) e arrastar os objetos.


TEM MAIS...

Esse diagrama tem muitas outras características mas achamos melhor deixar para comentar depois (como por exemplo o compartimento das "atividades internas"). Por enquanto, quem já conseguiu criar casos de uso no E.A. já pode tentar dar mais um passo e explorar esse Diagrama de Máquina de Estados, e se alguem descobrir alguma curiosidade, vamos conversar.....

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Vi esse modelo hj pela manhã com o Claudio. E no nosso caso que era sobre o acompanhamento do jogo, ele dá uma visão legal de cada estado possível durante o acompanhamento.

10:44 AM

 
Anonymous Anônimo said...

Comentário anterior por Lucilene

10:46 AM

 

Postar um comentário

<< Home