Este Blog tem objetivo de manter informações sobre o estudo de desenvolvimento de software com UML.

segunda-feira, maio 24, 2004

Capítulo 1 - Conhecimentos Iniciais

O Autor cita alguns conhecimentos importantes, entre eles o PROCESSO UNIFICADO e a UML.

PROCESSO UNIFICADO


Não acho que valha a pena se aprofundar agora nesse assunto, já que é um pouco massante e se refere ao PROCESSO de desenvolvimento de software completo prevendo as fase: Concepção, Elaboração, Construção e Transição. Para cada uma
dessas fazes temos um conjunto de atividades: Requisistos, Análise, Projeto, Implementação e Testes.
O autor sugere que a empresa adote um formato e exemplifica : XP(Extreme programming), RUP(Rational Unified Process), ICONIX, AM(Agile Modeling),etc.
Mas não existe um senso comum para criação de softwares, cada empresa adota o formato que deverá lhe proporcionar mais vantagens...
E a UML....?

UML



O Autor cita a UML como parte integrante do processo unificado de criação de software na empresa. Mas o que é UML?
A Finalidade da UML é proporcionar um padrão para a preparação de planos de arquitetura de projetos de sistemas, mas ela não indica como devemos fazer um software e sim indica as formas em que um software pode ser REPRESENTADO nos diversos estágios do seu desenvolvimento. Segundo Ivar Jacobson, 20% da UML resolve cerca de 80% dos problemas do dia-a-dia. A UML 2.0 é composta de 13 diagramas:
Atividades
Caso de Uso
Classe
Objetos
Sequencia
Comunicacao
Estado
Pacotes
Componentes
Implantação
Interaçào-Visão Geral
Timing
Composite Structure Diagram

Eu gostaria apenas de destacar que durante todo o livro o que é apresentado como mais importante é o CASO DE USO, muitos diagramas irão usar a descrição dos CASOS DE USO e no úlitmo capítulo do livro chamado de MÉTRICA DE CASO DE USO o autor sugere uma estivatima para medir o consumo de tempo para criação do software com base no CASO DE USO...

RESUMO FINAL


O Autor cita um resumo no final deste capítulo afim de sugerir um formato de utilização para o processo unificado e a UML, descrevendo maiores detalhes nos próximos capítulos:
Confecção do documento visão;
Criação de Diagrama de Caso de Uso
Formalização do documento Nomenclatura;
Formalização do documento Glossário;
Reunião inicial com todos os analistas e desenvolvedores;
Exploração de todos os Casos de Uso em diagramas;
Descrição dos Casos de Uso;
Aprovação dos Casos de Uso;
Início do Diagrama de Classes;
Início do Diagrama de Sequência;
Definição de Modelo de Entidade Relacionamento;
Conclusão da Interface Gráfica;
Aprovação do Protótipo com o Usuário;
Ínicio da codificação;
Construção dos demais diagramas necessários ao software.

PRÓXIMOS CAPÍTULO


2 - Documentos iniciais de um Software
3 - Caso de USO